O site da Auranca - Associação de Defesa do Ambiente e Património da Branca – revela-se como mais uma ferramenta de luta contra a A32.
A página contém informações actualizadas sobre as acções que a Comissão de Acompanhamento da A32 tem desenvolvido no âmbito da luta contra a auto-estrada que vai ligar Coimbra a Oliveira de Azeméis.
«O site é mais uma importante ferramenta que a Associação Auranca dispõe para defender a Branca das agressões ambientais, sociais e patrimoniais subjacentes ao traçado que o governo decidiu implantar a nascente da freguesia», afirma Joaquim Santos, da Comissão de Acompanhamento.
«Através do site qualquer pessoa pode acompanhar as actividades e as acções que têm sido realizadas e que venham a ser decididas, no futuro, pela população», acrescenta Joaquim Santos, alertando para o facto da anulação do concurso não significar que a auto-estrada não vai ser construída.
«Temos de nos manter bem atentos ao desenvolvimento do processo pois foi já tornado público que será aberto novo concurso internacional pelo que a população vai manter-se firme e lutará até ao fim contra o absurdo que é o traçado proposto», afirmam os responsáveis da Auranca.
Ao longo das páginas do site são vários os assuntos abordados desde as visitas de líderes políticos à freguesia ao Estudo de Impacto Ambiental e à descrição das actividades desenvolvidas desde o início da luta.
Também estão disponíveis vídeos contendo reportagens sobre algumas iniciativas com impacto nacional, além de uma galeria de imagens com fotos dos momentos mais decisivos da contestação popular.