Meia centena de habitantes da Branca participou na sessão de esclarecimento sobre os impactos das propostas do traçado do TGV na freguesia, em particular no lugar de Soutelo.A sessão, promovida pela Associação do Ambiente e Património da Branca, atraiu a atenção da população que se deslocou até à junta de freguesia para ouvir as propostas apontadas para o traçado do comboio de alta velocidade que irá atingir directamente alguns habitantes de Soutelo, nas proximidades da Auto-Estrada do Norte (A1).
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA), desenvolvido pela empresa de consultores «COBA», aponta dois traçados, um a nascente (indicado como o que apresenta a melhor performance ambiental) e um outro a poente.
O estudo releva, no entanto, que ambas as soluções mostram situações do ponto de vista de impactes ambientais associados relativamente próximas. O EIA prevê uma interligação na zona de Soutelo que liga as soluções nascente e poente.
Face às preocupações demonstradas pelos habitantes a Auranca, dentro dos seus objectivos como associação de defesa do ambiente, decidiu, em representação dos populares, solicitar à Câmara de Albergaria-a-Velha o agendamento urgente de uma sessão técnica de esclarecimento destinada a esclarecer dúvidas e a avaliar uma eventual contestação às opções do Estudo de Impacto Ambiental, documento que se encontra em discussão pública até ao dia 09 de Novembro.
Consulte aqui o Estudo de Impacto Ambiental
Veja aqui os mapas dos traçados
Saiba aqui qual o custo-benefício do projecto
Anúncio da consulta pública
Consulte aqui o Estudo de Impacto Ambiental
Veja aqui os mapas dos traçados
Saiba aqui qual o custo-benefício do projecto
Anúncio da consulta pública