O traçado da solução 1 (base) da A32, previsto implementar no espaço canal reservado no Plano Director Municipal de Albergaria-a-Velha, é a opção defendida pela associação Auranca por ser o menos lesivo para a freguesia da Branca em termos ambientais, paisagísticos, patrimoniais, económicos e sociais.
No terreno, a solução 1 desenvolve-se desde o quilómetro 36,5, na zona industrial de Albergaria-a-Velha, até ao quilómetro 47,5, na zona sul do concelho de Oliveira de Azeméis.
O traçado desenvolve-se sempre a poente e de forma sensivelmente paralela ao IC2/EN1 em toda a freguesia da Branca, inflectindo para nascente e cruzando o IC ao quilómetro 45, no lugar do Curval, na freguesia do Pinheiro da Bemposta, concelho de Oliveira de Azeméis.
Caracteriza-se essencialmente por se implantar na freguesia da Branca quase na sua totalidade em zona florestal, cruzando a EN1-12 no lugar de Albergaria-a-Nova ao quilómetro 40,5 onde proporciona um nó de acesso e cruza duas estradas municipais nos lugares de Carvalhais e Outeirinho.
No seu desenvolvimento para norte atravessa o lugar de Curval de Baixo, inflectindo para nascente, cruzando o IC ao quilómetro 45 e voltando a ocupar zona totalmente florestal até encontrar a alternativa 5 e 5A.
A topografia do terreno neste traçado é uniforme com declives muito ligeiros para poente representando uma solução com reduzido movimento de terras, pouca alteração da paisagem e poucos restabelecimentos.