A construção da A32 na freguesia da Branca esteve, esta terça-feira (27 de Outubro), em destaque na rádio Terra Nova no programa «Expresso da Manhã».
Ao longo de meia hora Joaquim Santos e Nélia Oliveira, da Associação do Ambiente e Património da Branca (AURANCA), falaram aos microfones da emissora da Gafanha da Nazaré (Ílhavo) sobre o processo da A32 e as acções que serão desenvolvidas para travar a construção da auto-estrada a nascente da Branca.
Os dois elementos da Auranca abordaram as questões essenciais da A32, os motivos da luta da população contra o traçado a nascente, a posição irredutível das Estradas de Portugal (EP) no processo, o lançamento do novo concurso para a construção da auto-estrada e a expectativa quanto a uma posição dos partidos com assento parlamentar.
O concurso internacional para a A32 está aberto até 16 de Novembro depois do primeiro ter sido anulado há cerca de um mês pelo governo. No entanto, a EP decidiu manter, no novo concurso, o mesmo Estudo de Impacto Ambiental e o mesmo corredor para o traçado a nascente que provocará na freguesia elevados danos sociais, ambientais, económicos e paisagísticos.
O programa foi seguido de um fórum que foi amplamente participado quer telefonicamente, quer através do e-mail fórum@terranova.pt.