A alternativa 5/5A aprovada pelo Governo para o troço da A32 a construir na Branca é fortemente contestada pela população pelos danos irreparáveis que terá na zona nascente da freguesia.
O traçado desenvolve-se desde o quilómetro 36,5 inflectindo de imediato para nascente em curva, cortando transversalmente a meio a zona industrial de Albergaria-a-Velha.
Cruza o IC2 a sul de Albergaria-a-Velha, ao quilómetro 2,25 onde faz um nó de acesso continuando o seu desenvolvimento para nascente, entrando numa zona florestal e inflectindo para norte atravessando totalmente o lugar de Fradelos em viaduto elevado com a extensão de 995 metros e passando junto a muitas moradias. O viaduto tem uma pendente média em toda a sua extensão de 6%, máximo permitido para vias deste tipo.
Após o final do viaduto, ao quilómetro 5,5, implanta-se ao longo da encosta poente da zona central da Branca sensivelmente à cota 300 e atravessa o monte de S. Julião e a sua estação arqueológica onde, ao quilómetro 8,25 se desdobra na alternativa 5A a qual contorna a nascente o lugar de Alviães, no concelho de Oliveira de Azeméis.
A implantação da auto-estrada na encosta central da Branca, entre o quilómetro 5,5 e o quilómetro 8,0, envolve grande movimento de terras e alteração profunda na topografia e no ecossistema local.