O canal de televisão alemão ZDF vai emitir uma reportagem sobre a construção da A32 dando particular atenção ao troço que irá atravessar a freguesia da Branca.
Uma equipa da estação alemã esteve na Branca onde registou imagens dos locais polémicos por onde vai passar a auto-estrada e que têm estado na base dos protestos da população e da Associação do Ambiente e Património da Branca (Auranca).Nélia Oliveira, presidente da associação, reafirmou ao canal alemão as razões da contestação ao traçado a nascente pelas consequências negativas a nível social, ambiental e paisagístico.
A contestação às intenções do Governo, que em pouco mais de um ano resultou em várias manifestações da população e na aprovação dos projectos de resolução do PSD e Bloco de Esquerda na Assembleia da República, despertou a atenção da comunicação social e trouxe para a discussão a questão do investimento público e a da aplicação do dinheiro.
Os temas relacionados com o investimento levaram a estação ZDF à Branca e a questionar a construção da A32, numa zona onde já existe a A1 e a A29, num corredor de apenas quatro quilómetros, e ainda a avaliar os impactos negativos de um estudo de impacto ambiental que, segundo a Auranca, é omisso em questões fundamentais e lesivo dos interesses da população.
O canal quis associar ao seu trabalho o que é entendido pela ZDF como exemplos do excessivo gasto dos dinheiros públicos, entre eles a execução da A32.