segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Estradas de Portugal tem tudo pronto para cobrar portagens em toda a A25

Quando estiver concluído o processo legislativo da cobrança de portagens nas restantes SCUT do país (Beiras Litoral e Alta, Algarve, Beira Interior e Interior Norte) circular entre Albergaria-a-Velha e Vilar Formoso vai passar também a ser pago.
Em termos práticos isso significa que a A25, que liga o litoral a Espanha, irá ter portagens em toda a sua extensão, estando já tudo pronto para os automobilistas começarem a pagar a sua utilização, segundo garantiu a administradora da empresa Estradas de Portugal (EP), Ana Tomáz.
A A25 é portajada desde 15 de Outubro de 2010 entre o nó da A1, em Angeja, e a cidade de Aveiro.
A administradora Ana Tomáz, citada pelo jornal Diário Económico (DE), referiu que a EP tem «tudo preparado para começar com a cobrança de portagens», estando esse acto apenas dependente da conclusão do processo legislativo necessário para o início do pagamento.
Ainda segundo o DE, a garantia foi dada durante uma audição nas comissões parlamentares de Orçamento, Finanças e Administração Pública e Economia e Obras Públicas sobre uma auditoria à EP, que conclui que a empresa corre o risco de insustentabilidade financeira a partir de 2014.
Em causa está o início da cobrança de portagens nas SCUT do Algarve (A22), Beiras Litoral e Alta (A25), Beira Interior (A23) e Interior Norte (A24).
O início da cobrança das portagens nestas concessões chegou a estar previsto para 15 de Abril, mas o anterior Governo suspendeu a medida por considerar, com base num parecer jurídico, que seria inconstitucional um executivo de gestão aprovar um decreto-lei para introduzir novas portagens, respectivo regime de isenções e descontos.