sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Comissão de luta demorou três horas entre Viseu e Aveiro (EN16) e promove hoje marcha lenta na A25

Os buzinões e as marchas lentas contra a introdução de portagens vão voltar hoje às auto-estradas A23, A24 e A25, a partir de Viseu e da Régua.
Em declarações à agência LUSA, Francisco Almeida, que integra a comissão de luta contra as portagens na A23 (Guarda – Torres Novas), A24 (Chaves - Viseu) e A25 (Aveiro – Vila Formoso),o objectivo deste novo protesto é «convencer o Governo de que é um erro tremendo porque atinge populações que já lutam contra a interioridade mas também porque é um golpe na economia destas regiões e do país».
A comissão pretende «conseguir hoje uma grande afirmação de luta contra a barbaridade que é a introdução de portagens nestas vias rodoviárias», sinalizou Francisco Almeida.
Nas últimas semanas a comissão de luta contra as portagens nas três actuais SCUT realizou diversas iniciativas, nomeadamente a recolha de assinaturas para serem enviadas ao primeiro ministro e ainda uma viagem entre Viseu e Aveiro pela Estrada Nacional (EN) 16, com um camião pesado e um autocarro, para demonstrar que este itinerário «não pode ser visto como uma alternativa viável».
Esta viagem entre Viseu e Aveiro foi realizada em três horas e meia, quando pela auto-estrada o mesmo percurso pode ser feito em menos de uma hora, devido às centenas de curvas apertadas existentes e pontes estreitas. Além disso, a EN16 é hoje uma via que é, nas localidades que atravessa, a sua principal rua, como é exemplo São Pedro do Sul.
Foto: Nuno Ferreira, Jornal do Centro