É já este sábado que a Associação do Ambiente e Património da Branca (Auranca) realiza no Centro Cultural da Branca, Albergaria-a-Velha, às 14h30, a conferência/debate sobre a A32, os impactos ambientais, o investimento público em Portugal e o respeito pelo direito das populações. O moderador será Ivan Silva, director-adjunto do jornal «Diário de Aveiro» que terá a seu lado João Correia, do PS e membro da Comissão de Obras Públicas, Jorge Costa, deputado do PSD e ex-secretário de Estado das Obras Públicas, José Pureza, deputado do Bloco de Esquerda e professor da Faculdade de Economia de Coimbra, Helder Amaral, deputado do CDS e membro da Comissão de Obras Públicas da Assembleia da República, Jorge Machado, deputado do PCP, e Heloisa Apoloni, do partido ecologista “Os Verdes».
Estão convidados a participar ainda o secretário de Estado das Obras Públicas e o presidente do Conselho de Administração da Estradas de Portugal.
Pretende-se fazer uma reflexão profunda não só sobre a A32 mas alargando essa discussão a outras questões importantes para o país como o investimento público e a oportunidade do investimento em grandes obras públicas.
Apesar da suspensão da A32 anunciada pelo Governo, a Auranca considera fundamental este debate porque entende que a reavaliação do projecto será apenas em termos de oportunidade do investimento e não por motivos técnicos e ambientais significando isso que a suspensão ficará apenas dependente da melhoria das finanças do país, situação que levará, depois, à abertura de um novo concurso.