A Associação do Ambiente e Património da Branca (Auranca) promove este domingo (06 de Dezembro) uma caravana automóvel contra o traçado da A32 a nascente da Branca.
A iniciativa vai ligar a freguesia à cidade de Aveiro estando a partida marcada para as 14h00 do Centro Cultural da Branca. A Associação está confiante no sucesso de mais uma acção de luta esperando que a população se solidarize e participe na manifestação.
Esta é a primeira acção após a direcção da Auranca ter reunido este mês, em Lisboa, com todos os grupos parlamentares na tentativa de travar o processo da auto-estrada.
«A todos os que não concordam com o traçado da A32 a Associação faz um apelo a toda a população do concelho de Albergaria-a-Velha para que se junte a nós nesta manifestação», afirma Joaquim Santos, da Auranca.
«A vontade da população, que é de defesa do seu património, não pode ser ignorada pelo governo, por isso vamos todos gritar bem alto a nossa contestação ao traçado a nascente», acrescenta.
«Para que a nossa voz se eleve bem alto é preciso que todos se mobilizem e participem na caravana automóvel mostrando, dessa forma, ao governo e aos organismos responsáveis que a nossa luta está para durar em defesa dos interesses da Branca. Temos de impedir que a nossa freguesia seja destruída por isso apelamos para que ninguém falte este domingo», sublinha Joaquim Santos.
A caravana automóvel fará o percurso em marcha lenta, seguindo o IC2 até Albergaria-a-Velha, inflectindo depois para a EN109 em direcção ao centro da cidade de Aveiro com passagens simbólicas na delegação de Aveiro da Estradas de Portugal e Governo Civil de Aveiro.