Vem aí o pagamento de portagens em toda a extensaõ da A25. É já no dia 08 de Dezembro que os utentes da auto-estrada que liga Albergaria-a-Velha à fronteira em Vilar Formoso vão passar a pagar pela sua utilização. Uma medida que tem sido contestada pelo facto de não existir alternativa à via de ligação do litoral a Espanha. O troço entre Aveiro e Albergaria-a-Velha já é portajado desde Outubro de 2010.
Além da A25 (inserida na SCUT da Beira Litoral/Beira Alta), a introdução de portagens atinge também a A22, que integra a Concessão do Algarve, a A23 (que entre o nó com a A 1 e o nó Abrantes Este integra a Concessão da EP - Estradas de Portugal e no restante a Concessão da Beira Interior) e a A24, integrada na Concessão do Interior Norte.
O decreto-lei garante a criação de «um regime de discriminação positiva para as populações e para as empresas locais, em particular das regiões mais desfavorecidas, que beneficiam de um sistema misto de isenções e de descontos nas taxas de portagem».
A norma legal, publicada no Diário da República, estabelece que as pessoas singulares e as pessoas colectivas que tenham residência ou sede na área de influência destas autoestradas «ficam isentas do pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 transacções mensais que efectuem na respectiva autoestrada».
Após estas 10 passagens em pórticos, estes beneficiários têm «um desconto de 15% no valor da taxa de portagem aplicável em cada transacção».
O sistema de cobrança é «exclusivamente electrónico» e o não pagamento de portagens está sujeito a sanções.