Buzinões, acompanhados de uma marcha lenta, vão ouvir-se hoje a partir das 17h00 na A29.
A iniciativa, integrada na luta nacional contra a anunciada introdução de portagens nas SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador), terá dois pontos de concentração, um em Aveiro e o outro em Espinho. Em Aveiro, o ponto de encontro será na rotunda da policlínica, na EN109, e em Espinho a concentração é na rotunda da rua 19. As caravanas efectuarão depois um desfile conjunto pela A29.
As três SCUT que servem a região de Aveiro (A17, A25 e A29) não apresentam alternativas uma vez que a EN109 é uma via desajustada ao fluxo actual de tráfego e desadequada como via inter-regional.
As SCUT em causa foram construídas como alternativas à EN109 face à ausência de resposta às necessidades de crescimento da região.
Para a comissão de utentes contra as portagens a introdução de pagamento nas SCUT é «profundamente prejudicial e injusta para a economia e para as populações de Aveiro».
«O distrito de Aveiro fica completamente bloqueado, não existindo qualquer alternativa válida para circular sem o pagamento de portagens», refere a comissão, apelando aos automobilistas a aderir à marcha lenta marcada para o final da tarde de hoje.
O Governo decidiu cobrar portagens nas SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata a partir de 15 de Outubro, o mesmo acontecendo nas restantes do país até 15 de Abril.